O nosso esqueleto corresponde em média a 14% do nosso peso corporal e assume uma função importante de protecção dos nossos órgãos vitais. Ao longo da nossa vida vamos acumulando massa óssea até por volta dos 30 anos, altura em que a começamos a perder de uma forma lenta e progressiva. Essa perda é mais acentuada na mulher do que no homem. Este fenómeno pode resultar em alguns casos em Osteoporose, que é chamada de “doença silenciosa” uma vez que os sintomas só se manifestam quando o osso já está fraco e danificado.

Podemos combater esse efeito praticando um estilo de vida saudável. Para isso devemos ter o cuidado de ingerir regularmente cálcio e outros minerais que potenciam a sua absorção, praticar actividade física e evitar fumar.

Para uma correcta nutrição devemos consumir diariamente na idade adulta cerca de 1000 a 1200 mg de cálcio por dia. Normalmente os alimentos indicados como fontes de cálcio são os tradicionais produtos lácteos, como o leite, queijo e iogurtes. No entanto, para manter a integridade da massa óssea não é necessário dar prioridade exclusiva a estes alimentos. Temos alguns vegetais como as couves e brócolos e também algumas carnes como fontes alternativas.

Sabe-se que a carne de coelho é uma das que apresenta melhor proporção de cálcio e fósforo, outro nutriente essencial para a absorção de cálcio pelo osso. E por isso esta carne estaria numa das listas alternativas ao consumo de produtos lácteos.

Além do próprio teor de cálcio existente na musculatura, temos o cálcio da própria carcaça do coelho. De salientar, contudo, que o cálcio da carcaça apenas será possível de ingerir utilizando uma técnica de culinária específica: o escabeche. O vinagre, componente fundamental de um escabeche, ajuda a extrair o cálcio que se encontra na carcaça óssea do coelho. Se preparar o escabeche de véspera permitirá que o cálcio que se encontra no osso passe para o molho do escabeche e assim, de uma forma deliciosa, conseguirá potenciar todo o cálcio existente no coelho.

Coelho de Escabeche

Ingredientes

  • 1 coelho
  • 2 dl de azeite
  • 3 dl de vinagre
  • 3 cebolas médias
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta q.b.
  • 2 dl de água
  • 1 molho de salsa

Preparação:

  1. Cortar o coelho aos bocados e pôr a cozer num tacho tapado com azeite, vinagre, cebola ás rodelas, alhos picados, sal, pimenta, água e o louro.
  2. Quando cozido tira-se o coelho e desfia-se.
  3. Tritura-se o molho com a varinha mágica e volta ao lume com a salsa picada para apurar um pouco. Rectifica-se os temperos.
  4. Disponha o coelho num prato de barro fundo com molho por cima e servir no dia seguinte.

Coelho de Escabeche