Para nos mantermos saudáveis devemos dar ao nosso organismo tudo aquilo que necessita para trabalhar de forma regular e equilibrada. Para o conseguir temos selecionar os alimentos que ingerimos em função da sua riqueza em nutrientes indispensáveis mas também tendo em consideração a ausência de outros componentes que nos possam ser prejudiciais. É nesta escolha correta e sábia que está a magia da nutrição.
As proteínas são indispensáveis para a formação do tecido muscular e reparação celular, cerca de 10 a 15% do valor calórico total da nossa dieta deve ser proveniente das proteínas. Estas estão indicadas em maiores quantidades nas crianças que estão crescimento, nos desportistas, na recuperação de cirurgias e algumas patologias que conduzem a um emagrecimento rápido com perda de massa muscular.

Necessidade de Proteínas Atualmente promove-se cada vez mais a ingestão de proteínas com origem vegetal, com a finalidade de reduzir o consumo de gorduras saturadas que em excesso conduzem a algumas patologias. No entanto sabemos que essas proteínas vegetais não são completas, ou seja, não contêm todos os aminoácidos necessários ao organismo. É nas proteínas de origem animal que encontramos um elevado valor biológico, fornecendo todos os aminoácidos essenciais e de fácil absorção.
Assim, para garantir os benefícios do consumo de proteínas de alto valor biológico sem as desvantagens normalmente associadas ao consumo de carne, tais como, maior ingestão de colesterol e gorduras saturadas recomenda-se por isso que se escolham carnes brancas.

Quando nos lembramos de carnes brancas a primeira ideia que surge é o frango, peru e pato, mas a carne de coelho também é um excelente exemplo desse tipo de carne.
A carne de coelho é rica em proteínas, tem baixo teor de gorduras e fornece vitaminas do complexo B (B3, B6 e B12), potássio, fósforo e ferro. Esta carne é um aliado a sua alimentação saudável, de fácil confeção e sabor agradável.


Receitas saudáveis e saborosas:

O coelho pode ser tratado exactamente da mesma forma que o frango ou peru, é uma carne macia, saborosa e fácil de preparar.

Coelho de coentrada:
  • 1 Coelho
  • Um molho de coentros
  • 3 dentes de alho
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  1. Pré-aqueça o forno a 180º na função grelhador.
  2. Barre o coelho com um bocadinho de sal fino. Leve-o ao forno num pirex, a meio da preparação vire-o. Quando estiver tostado, cerca de 40/45 minutos depois, parta as pernas e o peito ao meio para grelhar melhor.
  3. Enquanto isso prepare o molho que irá colocar no coelho, pique alho e coentros e envolva com azeite.
  4. Posteriormente corte aos pedaços e regue com o molho que preparou.
  5. Acompanha com batata cozida e salada.

Coelho de coentrada