A tendência actual é a de haver uma maior preocupação com a alimentação, saúde e a manutenção do peso. Discutem-se vários temas relacionados com a nutrição mas muitas vezes caem-se em exageros ao eliminar da dieta alguns prazeres, entre eles o de saborear um belo churrasco ou uma carne macia e suculenta.

A carne não é tão vilã como se pensa. Comendo-a de forma moderada e escolhendo o tipo mais saudável, a carne fornece nutrientes essenciais ao organismo.

A carne branca geralmente tem menos quantidade de gordura saturada e colesterol, por isso, é promovido o seu consumo em relação à carne vermelha.

Entre elas estão as mais obvias como peru ou frango, mas convém não esquecer que a carne de coelho também está nesta categoria.
É importante escolher uma peça com menos gordura, contudo não necessitamos de comer e confeccionar de forma sensaborona. O sabor e a textura agradável aliada a qualidades nutricionais conseguimos encontrar na carne de coelho. Esta apresenta, como já foi referido, valores baixos de gorduras saturadas (que contribuem para o aumento do colesterol sanguíneo) e são uma boa fonte de minerais essenciais ao organismo (ferro, magnésio e potássio).

Apesar da lista de benefícios, temos de ter em atenção que às carnes bastante grelhadas oferecem maior risco de desenvolver cancro do estômago. Isso acontece devido a uma substância prejudicial que se forma, a parte crocante e escura, chamada amina-heterociclíca.
As porções devem ser equilibradas e alternadas com outro tipo de carnes e de peixe. Uma dose de 100 a 120gr é a quantidade ideal para quem quer manter o corpo em forma e com saúde.

Coelho com cerejas:

Ingredientes:

  • 1 coelho
  • 600gr cerejas descaroçadas
  • 1,5 dl vinho Porto
  • 1 cebola pequena picada
  • 30gr de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 ramo de tomilho
  • Sal e pimenta q.b.
  1. Corte o coelho em pedaços e, numa tigela, tempere-os com sal, pimenta, tomilho, vinho do Porto e cebola picada. Deixe marinar 2 horas.
  2. Passado este tempo, limpe os pedaços de carne e deixe-os escorrer. Passe a marinada pelo coador e reserve o líquido.
  3. Leve ao lume um tacho com o azeite e a manteiga, deite a carne e deixe dourar. Adicione 2 colheres de sopa de água, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 40 minutos.
  4. Depois, retire a carne e reserve-a quente. Deite as cerejas no molho do tacho, junte o líquido da marinada e deixe cozinhar 5 minutos.
  5. Sirva o coelho com as cerejas e decorado a gosto.